terça-feira, 24 de novembro de 2015

Calúnia: o mal que devemos evitar

"Não calunieis o servo diante do seu senhor, para que aquele te não amaldiçoe e fiques culpado" (Provérbios 30.10).

O tema sobre o quela queremos discorrer é um assunto que todos conhecemos, ou porque não dizer, alguns de nós, em algum momento da vida, já fomos vítimas de calúnia, se não, pelo menos conhecemos histórias de alguém que sofreu os males que ela traz.

O que é uma calúnia? Calúnia é uma afirmação maliciosa intencional que visa prejudicar a pessoa sobre quem foi dita. A Bíblia frequentemente adverte contra a calúnia ou o caluniador propriamente dito. Desde o Antigo até o Novo Testamento observamos que Deus abomina o caluniador, ou o difamador. Vejamos algumas passagens que corroboram com essa verdade. Em Êxodo 20.16 está escrito: "Não espalharás notícias falsas, nem darás mão ao ímpio, para seres testemunha maldosa. Não seguirás a multidão para fazeres mal; nem deporás, numa demanda inclinando-te para a maioria, para torcer o direito". Observe que quem diz essas palavras é o próprio Deus; por conseguinte, é dever de todo cristão guardar os mandamentos do Senhor.

A Bíblia declara que a testemunha falsa não ficará impune (Pv 19.5,9); que Deus nos guarde de enveredarmos por esse caminho! Às vezes, as pessoas não são as autoras da calúnia, mas as escutam ou leem; e mesmo não sabendo se o que escutaram ou leram é verdadeiro, divulgam e indiretamente se tornam pessoas difamadoras, ou caluniadoras. 

Quando analisamos o termo na língua original do Novo Testamento (grego), a palavra caluniador (diabolos) quer dizer "diabo". Jesus disse que satanás é o pai da mentira (Jo 8.44), logo quem tem essa prática, no mínimo, é agente de satanás, e esse não é um título digno para nenhum cristão. Tenhamos cuidado, amados, pois Deus aborrece o caluniador. Observe o que diz em Provérbios 6.16: "Seis coisas o Senhor aborrece e a sétima sua alma abomina: os olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos".

A calúnia anda de mãos dadas com a mentira, a inveja e a maledicência, e todas essas atitudes são daninhas e condenáveis por Deus, pois o caluniador, ao difamador, falta-lhe o amor. A Bíblia nos aconselha a não termos inveja (Sl 34.1-3). Em geral o caluniador aborrece seu irmão e indubitavelmente está correndo um grande risco, pois o apóstolo João diz: "Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" (1 Jo 4.20).

O caluniador precisa de cúmplices para serem seus agentes a fim de proliferar a difamação. Muitas vezes nem se encontra o caluniador, pois ele deixa seu veneno e desaparece e a vítima sofre seu mal, mas a Bíblia diz que o Senhor destruirá aquele que difama seu próximo às escondidas (Sl 101.5).

Queridos cuidemos as nossas línguas, a fim de que jamais entremos nesse jogo sujo de prejudicar o nome de qualquer pessoa! Quando você ouvir um comentário a respeito de alguém, ainda que seja um inimigo seu, não espalhe, procure averiguar, e diga no seu coração: "Afinal, o que tenho eu com a vida alheia? Vou prestar conta a Deus do que as pessoas fazem ou do que eu digo das pessoas?". São perguntas que nos levam a observar se estamos agradando a Deus ou não. Cuidemos nossa língua para não acontecer conosco o que diz o apóstolo Tiago no capítulo 3.6-9.

Que o Espírito Santo fale ao meu e ao seu coração e que possamos ter o propósito de não sermos difamadores, porque fazendo assim não parecemos ser filhos do Altíssimo. Sigamos a carreira cristã, não bisbilhotando a vida alheia, mas, em primeiro lugar, olhando para Jesus (Cl 3.1), amando nossos irmãos, e cuidando as nossas palavras. Devemos buscar ocupar o nosso pensamento com "tudo que verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se alguma virtude há e se há algum louvor"; isso é o que deve ocupar o nosso pensamento (Fl 4.8). Lembre-se de que aquele que tem o nome de caluniador é satanás, e quem se presta a caluniar está a serviço dele. Que Deus nos guarde!

Judite Alves - Psicóloga, terapeuta familiar, esposa do Pr. Presidente da IEADPE, coordenadora-geral dos Círculos de Oração da IEADPE e coordenadora-geral do Projeto Samuel.

Fonte: Jornal ADNews - ed nov 2015, ano 5, num 44 
Fonte da imagem: https://amandanonn.wordpress.com/2013/03/14/cp-art-138-calunia/  --data acesso 24/11/2015 às 15:35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assembléia de Deus Águas Compridas 1

Assembléia de Deus Águas Compridas 1

Mapa Assembléia de Deus - Aguas Compridas 1